terça-feira, 7 de dezembro de 2010

                           Glossário Geológico


Intemperismo:
Chamamos de agentes exógenos ou externos os elementos da natureza que realizam o trabalho de transformar as estruturas físicas e químicas das rochas e transportar, seja a curtas, médias ou longas distâncias, os fragmentos dessas rochas que eles são capazes de desgastar. Entre os principais agente exógenos ou externos temos as chuvas, os ventos, os rios, os mares e o gelo. Eles são capazes de causar tanto o intemperismo quanto a erosão.


erosão :
Chamamos de erosão ao desgaste da superfície do planeta por agentes transportadores de material como o vento, água de chuva, rios, mares e geleiras.

regolito:
Também conhecido como Manto de alteração Termo usado pelos geólogos como sinônimo de solo em seu sentido amplo. Camada de material interiorizado que recobre a superfície do planeta.
O regolito é o conjunto do material superficial, originado das rochas e dos depósitos inconsolidados, que foi afetado pelo intemperismo químico e físico. Abaixo do regolito estão os materiais rochosos que não foram afetados pelo intemperismo.
O regolito é divido, a grosso modo, em duas partes: A inferior, onde se encontra a rocha mais ou menos alterada (saprolito), e a parte superior, modificada química e fisicamente por processos pedogenéticos, e que é o solo propriamente dito
seixos de areia:  
Chama-se seixo a todo fragmento de mineral ou de rocha, menor do que bloco ou calhau e maior do que grânulo, e que na escala de Wentworth, de amplo uso em geologia, corresponde a diâmetro maior do que 4 mm e menor do que 64 mm

por: Felipe lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário